segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sangramento durante a relação sexual


sangramento relaxao sexual 150x150 Sangramento durante a relação sexualA primeira coisa que preciso falar antes de colocar motivos mais importantes é: relação sexual próximo à data da menstruação é quase certeza que haverá sangramento.Muitas mulheres dizem que sangraram um dia antes de menstruar, por exemplo. Desta forma, o primeiro motivo a pensar é que foi sangue menstrual.
Porém, existem outros motivos mais importantes que merecem investigação. O primeiro deles é a DST. Algumas bactérias podem ser adquiridas durante a relação sexual, como Clamídia, Tricomonas e outras. Estas provocam inflamação no colo do útero, torna este colo friável, provocando sangramento e dor na relação sexual. Por isso que se orienta preservativo sempre, independente do uso do anticoncepcional.
Um destaque deve ser dado à endometriose, doença que atinge 5 a 15% das mulheres. Resultado de tecido originado de dentro do útero, o endométrio, a endometriose pode promover sangramento durante a relação por conta da implantação deste tecido em regiões como o colo do útero e canal vaginal. Durante o sexo, ao haver o toque nestas regiões, o sangramento acontece.
Na menopausa, há ainda um motivo adicional de sangramento, a atrofia vaginal. Neste período, a falência ovariana reduz a produção de estrogênio, hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Desta forma, o ressecamento e redução da elasticidade vaginal pode resultar em sangramento durante a relação sexual. Um hormônio local pode resolver este problema em muitos casos.
Assim, a melhor orientação é que em qualquer episódio de sangramento a mulher procure seu ginecologista para investigar melhor o motivo e fazer o tratamento necessário. Não espere ocorrer várias vezes para procurar seu médico.

Por Anna Aguiar

Médica e autora do site MedInforme. Escreve matérias sobre saúde e comportamento com o objetivo de orientar e contribuir para uma vida integralmente mais saudável.

Momentos de lazer resultam em qualidade de vida