segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O sono da mamãe (hora do descanso)

Como é do meu costume eu leio muito e por isso visito alguns site, e encontrei um post sobre um assunto muito importante que é "o sono da mamãe depois do nascimento do bebê e  por isso quero compartilhar com vocês a seguir...

Mudanças sempre implicam em adaptações. O nascimento do seu filho, por mais especial que possa ser, é um fato que certamente vai mudar sua vida e exigir de você uma série de adaptações.Uma das principais e mais difíceis delas certamente será o seu sono que inevitavelmente nunca mais será o mesmo!

O Sono, para que serve?
O sono é uma mudança de atividade do corpo e, portanto, não é um estado passivo, e sim, ativo. No período do sono, que passa por vários estágios, desde o sono mais leve até o mais profundo, o cérebro trabalha com força total, selecionando as memórias e elaborando os processos mentais de aprendizagem.
A falta de sono provoca mau humor, dificuldade de concentração e de atenção. Nos adultos, o sono tem maior duração, enquanto que na criança, o sono é polifásico, ou seja, ela acorda e dorme uma série de vezes durante o dia e a noite.

Depois que pari, nunca mais dormi!
“Como bem diz minha mãe, ‘depois que pari nunca mais dormi!’. (risos) Exageros à parte, o que acontece é que o sono de mãe se torna mais leve, mesmo quando o bebê ou criança entra num ritmo de 8 horas interruptas.Sim, com certeza seu sono nunca mais será o mesmo, e talvez você se sinta exausta nos próximos meses, mas nada de pânico! A maternidade tem suas compensações! Não apenas o amor e as alegrias que você terá ao lado da pessoa mais especial da sua vida, como também o aumento de sua inteligência. Isso mesmo! Um estudo realizado pela renomada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e publicado pela American Psychological Association, revela que ser mãe deixa as mulheres mais brilhantes.Para a realização do estudo, o cérebro de 19 voluntárias que tinham tido bebês há poucas semanas foram escaneados e a revelação foi que o número de células havia aumentado. As mudanças foram observadas principalmente nas regiões associadas à motivação, discernimento, processo das emoções e sentimentos de satisfação, fatores-chave para o novo relacionamento mamãe-bebê.Portanto, paciência com você e com o seu bebê.Como dissemos no início do texto, toda mudança implica em adaptações, nem sempre fáceis de serem assimiladas, mas certamente mudar sempre nos faz crescer e melhorar como pessoas.
                                                           
                                            Texto adaptado do site de Hipoglós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momentos de lazer resultam em qualidade de vida